Glossário
de mídia

b

O que é B2B?

Business-to-business ou B2B é aquela comunicação que se dá entre duas empresas, ou seja, não tem foco no consumidor final.

O que é B2C?

Business-to-consumer ou B2C é a relação comercial entre uma empresa e seu cliente final.

O que é Backlight?

Tipo de painel exterior em que uma iluminação é colocada atrás de uma lona translúcida com a propaganda impressa. Também é chamada de retroiluminação.

O que é Banca?

Local onde são comercializados jornais, revistas, livros e outras publicações.

O que é Banca Digital?

Banca digital ou virtual é um site ou aplicativo voltado para a comercialização da edição on-line de publicações, como livros e revistas.

O que é Banda Sonora?

É a faixa onde fica gravada a parte falada em comerciais ou filmes.

O que é Banner?

Na internet, banner é um tipo de anúncio. Geralmente, eles contêm links que redirecionam o usuário para outro site, permitindo que ele tenha mais informações sobre o produto ou serviço que está sendo divulgado. Banners podem ser estáticos, animados ou dinâmicos.

O que é Banner Impression?

Número de vezes que uma página que contenha um banner de um anúncio foi visualizada.

O que é Banner Rich Media?

Banner online com tecnologia que permite que o usuário interaja com o anúncio.

O que é Banner Vertical?

Peça publicitária utilizada na internet que tem o formato vertical. Tem dimensão de 120 x 240 pixels.

O que é Base?

Número a partir do qual será calculada porcentagem de uma tabela.

O que é Baseline?

Baseline ou pre-wave é o resultado de um estudo em condições atuais, ou seja, antes das alterações de condições de mercado ou testes. Ele serve como padrão para a comparação em novas etapas do levantamento.

O que é Billboard?

Painel, cartaz ou outdoor utilizado para publicidade.

O que é Birô de Mídia?

Birô de mídia, também conhecida por bureau de mídia, é uma prestadora de serviços de compra e planejamento de espaços publicitários, representando a agência de propaganda ou o anunciante nas negociações com veículos de comunicação.

O que é Black?

Sinal de vídeo sem imagem.

O que é Bleed?

Também chamado de anúncio sangrado, é aquele que não possui margem, ocupando todo o espaço, estendendo-se até a borda da página.

O que é Block Programming?

Block Programming é a programação do conteúdo de um bloco.

O que é Bloco?

Parte de um programa. Os blocos são divididos por intervalos comerciais.

O que é Blog?

Derivado da contração de “web” e “log”, o termo blog significa diário da rede. Esse tipo de página online pode ser pessoal, servindo para que indivíduos compartilhem seus pensamentos e gostos, ou ainda institucional, sendo indicada para que empresas publicarem conteúdos relacionados a sua área de atuação.

Com atualização rápida e frequente, os blogs são formados por posts, que são os textos, imagens e vídeos publicados nesse espaço pelo blogueiro, que é aquele que mantém a página ativa, sendo organizados sempre por ordem cronológica.

O que é Blow Up?

Termo que denomina a ampliação de um anúncio para outros usos.

O que é Bonificação?

Benefício recebido pelos anunciantes após negociação com veículos que possibilita realizar inserções adicionais sem custo.

O que é Bonificação de Volume (BV)?

Gratificação em forma de desconto concedida a uma agência por um veículo. Acontece em função dos investimentos publicitários conduzidos por ela em um determinado período.

O que é Brainstorming?

Tempestade de ideias. Nesse método, um grupo de pessoas é estimulado a conversar sobre um determinado assunto com mais liberdade com o objetivo de encontrar soluções criativas dentro de um determinado tema.

O que é Brand?

O mesmo que marca.

O que é Brand Equity?

É um conceito relacionado ao valor superior que os consumidores atribuem a uma marca, influenciando na forma em que enxergam, sentem e agem em relação a ela.

O que é Brand Image?

É a imagem de uma marca, determinada pela sua percepção na mente das pessoas, que pode ser positiva ou negativa.

O que é Brand Loyalty?

Brand loyalty – fidelidade de marca, em português – é a preferência de um consumidor por determinado produto ou serviço de determinada organização como primeira opção.

O que é Brand Name?

O nome da marca. É considerada apenas a parte falada ou legível.

O que é Branded Content?

Estratégia de comunicação que agrega conteúdo a uma marca. Essa é uma forma de aumentar sua relevância, criando laços com seu público-alvo.

O que é Branding?

Gestão de marca. Esse conjunto de estratégias que envolve valores, posicionamento e propósito de um negócio, definindo sua imagem para o público. Ele é responsável criar conexões importantes que influenciam na decisão de compra.

O que é Break?

Na TV ou rádio, break significa o período de intervalo comercial.

O que é Briefing?

Relatório que resume os objetivos de um anunciante em uma campanha publicitária, além das informações necessárias para seu desenvolvimento. É a partir do briefing que a agência irá começar a dar andamento no trabalho.

O que é Brinde?

Peça promocional oferecida em ações de marketing ao consumidor. Tem como objetivo criar uma ligação entre a marca e público.

O que é Broadband?

Broadband ou, em português, banda larga, é uma forma de acesso à internet com maior capacidade de transmissão que versões anteriores, ou seja, é mais rápida.

O que é Broadcast?

Método de transferência de uma mensagem simultânea para todos os receptores por meio de TV ou rádio.

O que é Broadcast Share?

É a proporção do tempo que um programa representa quando comparado à duração total de minutos transmitidos por uma emissora durante todo o dia.

O que é Broadside?

Tipo de peça publicitária utilizada para a divulgação de produtos, promoção de vendas, lançamentos, etc. Pode ser impressa ou eletrônica.

O que é Brochure?

Brochure – folheto, em português – é um material impresso distribuído aos consumidores. Não possui limitações quanto ao formato ou número de páginas.

O que é Budget?

Budget, em português, significa orçamento. Ou seja, é a verba que um anunciante tem disponível para determinada campanha.

O que é Bureau de Mídia?

O mesmo que birô de mídia. Uma entidade que presta serviço de compra e planejamento de espaços publicitários. Ela representa o anunciante ou agência de propaganda em negociações com os veículos.

O que é Business-to-Business?

Business-to-business ou B2B é a relação comercial entre empresas, ou seja, que não envolve o consumidor final.

O que é Business-to-Consumer?

Business-to-consumer ou B2C é a relação comercial entre uma empresa e seu consumidor final.

O que é Buyed?

Buyed ou paid media é a mídia paga, como comerciais em TV ou rádio, anúncios impressos nas revistas e jornais, banners online, etc.

O que é Buzz?

Buzz, em português, significa burburinho. É uma estratégia de divulgação de empresas que encoraja consumidores a repassarem a outros uma mensagem da marca, aumentando a exposição e a chance de conquistar novos potenciais clientes.

Bem-vindo ao site do Grupo FTPI, estamos atualizando nossa marca, clique aqui para visitar o site antigo.
Em breve teremos novidades para você.