Glossário
de mídia

e

O que é E-consumer?

Termo utilizado para se referir ao consumidor que realiza compras pela internet.

O que é Edição?

Número de uma publicação, como jornal ou revista, por exemplo. É referente ao conjunto de exemplares impressos de uma só vez.

O que é Editora?

Empresa que é responsável pela publicação de revistas e jornais.

O que é Editorial?

Parte de um veículo dedicada à opinião. Apresenta o ponto de vista do jornal ou de seu redator-chefe sobre assuntos da cidade, estado, país ou mundo.

O que é Efeito Onda?

Também chamado de wave effect, é uma estratégia em que a distribuição da campanha tem fases de maior e menor intensidade intercaladas.

O que é Efeito Residual?

É a recordação de uma mensagem mesmo passado algum tempo de sua veiculação.

O que é Embed?

Tag HTML que possibilita inserir arquivos de mídia como áudios e vídeos em uma determinada página.

O que é Emissora?

Empresa transmissora de TV ou rádio.

O que é Emoji?

Palavra japonesa composta pela junção de e (imagem) e moji (letra). São símbolos gráficos usados em mensagens eletrônicas. Hoje, existem vários tipos de emoji, que vão de expressões faciais até objetos, lugares, alimentos e animais. Mais recente, é considerado a evolução do emoticon.

O que são Emoticons?

Símbolos que expressam emoções criados a partir de caracteres do próprio teclado. São os antecessores dos emojis.

O que é Engajamento?

Métrica que representa o número total de vezes que um usuário interagiu com um post em rede social. Pode ser um retweet, um comentário, ganho de seguidores, marcação de favoritos, etc.

O que é Envolvimento?

Métrica do Facebook que determina a quantidade de cliques em uma publicação e o número de reações, comentários e compartilhamentos deste post.

O que é Espaço?

É a parte reservada por um veículo para a inserção das mensagens publicitárias, como páginas específicas de jornais e revistas ou o tempo comercial de TV e rádio.

O que é Espelho?

Termo utilizado para denominar o planejamento da distribuição dos conteúdos em uma publicação.

O que é Estratégia?

Aplicação de recursos com o objetivo de atingir as metas traçadas. Leva em consideração como será feito, quanto gastará, onde aplicará e quando.

O que é Exemplar?

Unidade de uma edição de uma publicação, como revista ou jornal.

O que é Exibição?

Transmissão de programa de TV, cinema ou rádio.

O que é Expediente?

Seção de uma publicação em que são colocados os créditos de autoria e responsabilidade por aquela edição, além da gráfica impressora, periodicidade, endereços, comercialização, etc.

O que é Experiência do Cliente?

Também conhecido por customer experience, é o resultado da interação entre uma organização e cliente durante todo o relacionamento, do contato inicial até a aquisição.

Bem-vindo ao site do Grupo FTPI, estamos atualizando nossa marca, clique aqui para visitar o site antigo.
Em breve teremos novidades para você.