Glossário
de mídia

i

O que é Identidade Visual?

Conjunto de elementos, como logotipos, cores e letras, utilizados para representar visualmente uma marca, proporcionando homogeneidade em sua comunicação.

O que é Ilha?

Anúncio que fica no meio de uma página. Tem textos em sua volta.

O que é Imagem de Marca?

São as percepções que o mercado tem de uma marca. Podem ser positivas ou negativas.

O que é Imprensa?

Termo utilizado para denominar os veículos de comunicação.

O que é Impressão?

Refere-se ao número de vezes que os usuários viram uma publicação. É a métrica usada para anúncios em sites, blogs e também redes sociais.

O que é Impresso?

Material de propaganda resultado do processo de impressão, como folhetos, panfletos, cartazetes, etc.

O que é Impulsionamento?

Funcionalidade de algumas redes sociais como Facebook e Instagram para dar ao usuário a chance de pagar e obter um maior alcance das suas publicações.

O que é In-home Viewing?

Audiência que ocorre apenas dentro dos domicílios, ou seja, o oposto de out of home viewing.

O que é Índice de Afinidade?

É o resultado do cálculo que divide o percentual de participação do target no total de consumidores de um veículo e a porcentagem de participação desse segmento na população. Esse total irá indicar o grau de afinidade. Quando maior que 100, entende-se que a participação desse grupo na audiência é superior ao que seria se o veículo fosse dirigido a toda a população.

O que é Índice de Audiência?

Porcentagem que indica a audiência de uma emissora de TV e rádio ou programas em um determinado horário.

O que é Indoor?

Também conhecido por mídia interna e publicidade interior, é a divulgação feita dentro de qualquer estabelecimento. Exemplos: recepções, filas, metrôs, elevadores, ônibus, aviões, etc.

O que é Infomercial?

Comercial de longa duração feito para a TV. Costuma durar o mesmo tempo que programas de televisão convencionais, sendo exibidos geralmente fora do horário nobre.

O que é Informe Publicitário?

É uma reportagem comercial. Não tem características de mensagens publicitárias convencionais, sendo semelhante à aparência das outras publicações não comerciais, por isso tem uma identificação para distingui-la das outras as matérias.

O que é Inserção?

Veiculação da publicidade. A palavra também é utilizada para denominar o próprio anúncio ou comercial veiculado.

O que é Inteligência Artificial (AI)?

Ramo da ciência da computação que busca criar dispositivos computacionais que tenham capacidade racional similar a do ser humano, possibilitando a resolução de problemas.

O que é Internet das Coisas (IoT)?

Internet das Coisas, também conhecida por Internet of Things ou simplesmente IoT, é um conceito que surgiu no final da década de 1990 e se refere à interconexão de objetos usados no dia a dia com a web. A proposta é unir o mundo físico e digital em um só. Hoje, já existem vários exemplos do uso da IoT, como as casas inteligentes, que podem ter lâmpadas que emitem intensidades de luz diferentes a cada período do dia, apagam sozinhas quando os moradores saem e podem ser acionadas à distância. Ou ainda aparelhos de ar-condicionado que são programados para ligarem antes da família chegar em casa, máquinas que preparam o café no horário em que alguém irá acordar etc.

Mas as aplicações vão muito além disso, e não estão restritas apenas ao ambiente doméstico. Cada vez mais empresas conseguem aproveitar os benefícios oferecidos por essa tecnologia, com opções como acompanhamento de consumo, rastreamento de métricas dos hábitos de compra do consumidor, gerenciamento de logística, controle de manutenções e muitas outras alternativas que surgem todos os dias.

Espaços urbanos também estão sendo adaptados com soluções baseadas em IoT. As cidades inteligentes, como são chamadas, são pensadas para otimizar a sua capacidade gerencial e a qualidade de vida dos cidadãos. Mais do que ofertar conexão de alta qualidade em espaços públicos, com a Internet das Coisas será possível fazer a gestão de tráfego, facilitar o uso dos estacionamentos, aumentar a segurança, fazer a gestão de resíduos de forma eficiente, monitorar a qualidade da água, resolver rapidamente problemas com a iluminação das ruas, acompanhar a aplicação de ativos e uma infinidade de possibilidades.

O que é Interprograma?

Espaço para comerciais entre o final de um programa e início do próximo.

O que é Intervalo Comercial?

Período entre programas de rádio ou TV ou blocos de um mesmo programa em que são divulgadas as mensagens publicitárias.

O que é IVC?

IVC é o Instituto Verificador de Comunicação. Essa entidade sem fins lucrativos tem como objetivo certificar as métricas de desempenho de veículos digitais e impressos.

Bem-vindo ao site do Grupo FTPI, estamos atualizando nossa marca, clique aqui para visitar o site antigo.
Em breve teremos novidades para você.