Glossário
de mídia

p

O que é Pageviews?

Métrica que indica a quantidade de páginas que uma pessoa visita cada vez que entra em um site. Ela pode revelar insights importantes, como se o conteúdo está sendo interessante para o público, como está a usabilidade, se quem acessa costuma entrar em poucas páginas, entre outros.

O que é Página Espelhada?

Espaço publicitário ocupado por anúncios de página inteira, que são colocados lado a lado sem textos editoriais entre eles. É comum em revistas.

O que é Página Júnior?

Espaço publicitário comum em revistas que ocupa cerca de ⅔ ou ¾ da página, contendo texto editorial ao redor.

O que é Painel?

Modalidade de publicidade exterior. Tem variações de modelo: fixo, iluminado, tridimensional ou recortado.

O que é Participação de Audiência?

Proporção da presença de um público com características específicas, como idade, sexo, ou classe socioeconômica, por exemplo, na audiência total de um meio.

O que é Patrocinador?

Empresa que se associa a um veículo para divulgar suas mensagens. Em troca, fica responsável por despesas totais ou parciais pela exposição.

O que é Patrocínio?

É o pagamento realizado por uma organização para se associar a um programa de rádio, TV ou internet, por exemplo, para a divulgação de seus produtos e serviços.

O que é Pauta?

Temas que serão abordados em um programa de TV, rádio, edição de veículo impresso ou digital.

O que é Peça?

É a unidade de uma campanha, como banner, comercial ou anúncio, por exemplo.

O que é Penetração?

Número de pessoas ou lares atingidos por um veículo.

O que é People Meter?

Sistema que analisa a audiência de forma individual por meio de um aparelho instalado junto ao televisor. Com ele, é possível captar as informações do comportamento da audiência.

O que é Perfil da Audiência?

Detalhes sobre o que compõem a audiência – dados demográficos, socioeconômicos, culturais, etc.

O que é Pico de Audiência?

Nível mais alto dos índices de um programa na emissora.

O que é Piloto?

Programa piloto ou simplesmente piloto é uma demonstração básica de um programa de TV. Diferente da estreia, serve para a avaliação.

O que é Plano de Mídia?

É um termo utilizado para denominar o trabalho de planejamento e definição da estratégia de mídia. Após uma análise das opções e metas a serem alcançadas, o profissional responsável busca alternativas que melhor se adequem ao produto/serviço, abordagem criativa dessa campanha e os veículos ideais para o público-alvo. Também é conhecido por plano de mídia o documento que resulta do processo de avaliação dos dados e descrição da ação que será desenvolvida. Geralmente ele traz a análise, informações da campanha, programação, custos, distribuição da verba e proposta para a medição do desempenho.

O que é Podcast?

Conteúdo de mídia, normalmente em áudio, que, diferente de um programa de rádio, pode ser consumido na hora que o ouvinte desejar. Geralmente possui um tema – notícias, cinema, games, educacional, esportivo, humorístico etc. Os podcasts ficam disponíveis em sites, plataformas de música e aplicativos, podendo ser escutados quando o usuário está conectado à rede ou então fazer o download para os momentos em que não terá acesso à internet.

O que é Portal?

Tipo de página na internet que reúne vários serviços e informações, como acesso a e-mail, notícias, blogs, vídeos, podcasts, etc.

O que é Post Patrocinado?

Refere-se a uma postagem feita por meio de mídia paga. Função que o Facebook criou para aumentar o alcance das publicações e que é usada em todas as outras redes sociais como Instagram, LinkedIn e Twitter.

O que é Press Kit?

Peças da assessoria de comunicação que são enviadas à mídia, como fotos, amostras, press releases e brindes.

O que é Press Release?

É o mesmo que release, um comunicado para a imprensa.

O que é Prime Time?

É o horário nobre, ou seja, o período em que as emissoras de TV têm maior audiência.

O que é Primeira Posição?

É o primeiro comercial de um intervalo. Tem maior chance de atrair atenção por parte dos espectadores.

O que é Propaganda?

Palavra derivada do latim propagare. Atividade de divulgação de ideias com o objetivo de influenciar um comportamento.

O que é Prospecção?

Apresentação de propostas na tentativa de conquistar o cliente em potencial.

O que é Prospect?

Estágio anterior ao cliente, também chamado de cliente em potencial.

O que é Publicidade?

Palavra originada do latim publicus. Ato de tornar algo público – notícia, fato, ideia.

O que é Público-alvo?

Grupo potencialmente consumidor para o qual será direcionada uma comunicação.

O que são Públicos Personalizados?

Redes sociais como Facebook e LinkedIn oferecem a possibilidade de segmentação do público de uma postagem com o objetivo de aumentar o alcance e engajamento. Assim, o anunciante pode selecionar os interesses de seu target e direcionar a publicação a um seleto grupo de pessoas, com menor dispersão de sua mensagem.

Bem-vindo ao site do Grupo FTPI, estamos atualizando nossa marca, clique aqui para visitar o site antigo.
Em breve teremos novidades para você.