Glossário
de mídia

s

O que é Safe Area?

É a área segura, ou seja, uma margem utilizada para que informações importantes não sejam cortadas na parte superior, inferior ou lateral em alguns aparelhos de TV.

O que é Script?

Script ou roteiro é a sequência que será seguida para desenvolver um programa de rádio ou TV.

O que é Secundagem?

Tempo de duração de um comercial – 5, 10, 15, 30, 45 ou 60 segundos.

O que é Segmentação?

Divisão do mercado em grupos de consumidores com características similares.

O que são Seguidores?

Trata-se do número de pessoas que seguem um determinado perfil. Esse número – presente em redes sociais – não é a mesma coisa que o número de amigos de um perfil pessoal. Isso porque, para se tornar amigos no Facebook, por exemplo, as duas partes precisam aceitar tal amizade. Já para se tornar seguidor, o aceite não é necessário.

O que é Seleção de Veículos?

É a escolha dos veículos que irão compor um plano de mídia.

O que é Share of Market?

Percentual de vendas de uma marca em relação ao total de sua categoria.

O que é Share of Mind?

Medido em nível ou porcentagem, é um número que mostra o conhecimento de uma marca.

O que é Share of Spending?

Número que representa o investimento de mídia de uma marca em relação ao total da categoria.

O que é Share of Voice?

Número que representa o esforço de uma marca em relação à categoria.

O que é Sign?

Peça luminosa utilizada para publicidade exterior.

O que é Slogan?

Mensagem curta e de fácil memorização utilizada para identificar um produto ou marca.

O que é Sponsor?

É o mesmo que patrocinador, ou seja, marca ou empresa que se associa a um jornal, revista, programa de TV, rádio ou conteúdo online para divulgação de suas mensagens publicitárias.

O que é Spot?

Comercial de rádio composto por locução simples ou mista (com mais de uma voz), que pode ou não ter efeitos sonoros e música de fundo.

O que é Square?

Peça publicitária online com dimensão de 300 x 250 pixels.

O que é SSP?

SSP significa sell-side platform. É uma plataforma que permite gerenciar o inventário de publicidade de websites.

O que é Storyboard?

Esboço desenhado do roteiro de um filme ou anúncio de TV, por exemplo. Mostra em ordem cronológica as cenas e ações mais importantes.

O que é Storytelling?

Recurso utilizado no marketing que, por meio de criação de histórias, contribui para a construção e posicionamento de uma marca.

O que é Streaming?

Tecnologia que permite a transmissão instantânea de áudio e vídeo por meio de redes. Com ela, é possível assistir a filmes e escutar músicas sem fazer download, o que ocuparia espaço de armazenamento, pois ele acessa os dados ao mesmo tempo em que os recebe.

O que é Super Banner?

Formato publicitário digital que tem dimensão de 728 x 90 pixels.

O que é Superposição de Audiência?

É o mesmo que audiência duplicada, ou seja, número de pessoas que foram expostas a uma mesma mensagem mais de uma vez em dois ou mais veículos.

O que é Suplemento?

Parte adicional de uma publicação. Não pode ser comercializada separadamente.

O que é Sustação?

Suspensão da veiculação de um anúncio por decisão judicial ou recomendação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

O que é Sustentação?

Campanha de divulgação de um produto ou serviço que já existe no mercado.

Bem-vindo ao site do Grupo FTPI, estamos atualizando nossa marca, clique aqui para visitar o site antigo.
Em breve teremos novidades para você.