O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que tem como objetivo engajar o público-alvo por meio da criação e distribuição de conteúdo de qualidade, que seja relevante. Com ele, é possível atrair, envolver e criar uma imagem positiva para a marca, ajudando a reter clientes e alcançar novos consumidores.
Esses conteúdos não são focados no produto, mas em algo que seja valioso, útil e que traga benefícios a quem a empresa deseja atingir – ensinam algo novo, informam, ajudam na resolução de problemas, esclarecem dúvidas, etc.
Com isso, ele consegue conquistar a confiança e o reconhecimento, reforçando o relacionamento empresa-consumidor. Quando surge a necessidade de comprar algo, aquele cliente que foi “encantando” pela marca anteriormente acaba lembrando justamente dela, pois já tem uma conexão prévia e um sentimento de confiança.
Alguns benefícios do marketing de conteúdo:
- dá visibilidade à marca, reforçando sua autoridade em um determinado assunto;
- contribui para o engajamento, cria um relacionamento e facilita a comunicação entre a marca e seu público;
- impulsiona a geração de leads e aumenta o tráfego do site;
- gera vendas.
Conhecendo a persona
O primeiro passo para começar a traçar as estratégias de marketing de conteúdo para uma empresa é definir sua persona, que é o cliente ou potencial cliente. A partir disso é possível buscar mais informações sobre seus hábitos, entender melhor o que busca, quais são suas dúvidas e, então, criar materiais específicos que vão atender a essa necessidade.
Ferramentas utilizadas no marketing de conteúdo
Depois de definir e conhecer melhor a persona, é a hora de escolher quais os meios mais eficazes para impactá-la. Existem vários recursos que podem ser utilizados, como blogs, redes sociais, landing pages, e-books, e-mails marketing, newsletters, podcasts e webinars.