Glossário
de mídia

M

O que é Mídia?

O termo mídia pode ser utilizado para denominar os meios de comunicação, área de uma agência de publicidade ou o profissional que atua nesse campo. Entenda melhor sobre cada um deles:

Mídia como meio

A mídia é um conjunto dos diversos canais de comunicação, usada com a finalidade de disseminar informações. Fazem parte desse universo midiático a televisão, rádio, revistas e jornais. Além deles, existem também as mídias exteriores, também chamadas de OOH, como outdoors, por exemplo, e online, que é aquela que acontece na internet, representada por banners em portais, posts patrocinados, etc.

Analógico vs. Digital

Na mídia analógica, conhecida como tradicional, o processo de comunicação acontece de forma unilateral. Ou seja, o receptor é impactado, mas não pode interagir com o emissor, o que pode ser considerado um caminho só de ida, pois quem enviou a informação precisa de um trabalho mais complexo para saber a reação do público-alvo e traçar suas estratégias para as próximas campanhas.

A forma digital transformou esse cenário, pois trouxe a possibilidade do público apresentar seu feedback. Uma ação publicitária desse tipo pode ser personalizada para cada pessoa, que tem como responder ao que está recebendo, e a empresa anunciante consegue saber a performance em tempo real, permitindo que ajustes, caso necessários, sejam feitos com muito mais velocidade.

Setor de mídia em agências

O termo mídia também pode ser utilizado para denominar uma área existente dentro de agências de publicidade. Ela é responsável por definir os melhores canais para fazer a divulgação das campanhas de uma marca, traçar as estratégias e distribuir o orçamento de acordo com o que irá trazer os melhores resultados para os clientes.

O profissional

O colaborador do setor de mídia também recebe esse nome. Ou seja, ele é o responsável pela escolha dos veículos de divulgação, fazer a programação de inserções, realizar negociação dos custos, planejamento e direcionamento dos investimentos, buscando de alcançar os objetivos do cliente com o orçamento que foi disponibilizado para a campanha.

Bem-vindo ao site do Grupo FTPI, estamos atualizando nossa marca, clique aqui para visitar o site antigo.
Em breve teremos novidades para você.