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O que é ROI?

Investir na divulgação de uma empresa, desenvolvendo boas estratégias de marketing e comunicação digital, é um dos fatores que contribuem para que ela possa alcançar o sucesso. Porém, não adianta pensar nos valores que serão gastos para realizar uma campanha online se os resultados não forem mensurados.

Para isso, uma métrica muito importante é utilizada para calcular e avaliar o desempenho, o ROI, sigla para Return On Investment, que em português quer dizer “retorno sobre investimento”. Ou seja, seu papel é revelar quanto aquela organização ganhou ou perdeu em relação aos recursos financeiros aplicados. Assim, é possível descobrir quais os canais são mais efetivos e otimizar os que apresentaram maior performance para que sejam ainda melhores.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é simples. Para descobrir, basta utilizar uma fórmula básica, que é a subtração da receita obtida e valor investido no período e dividir esse resultado novamente pelo valor investido. Simplificando, o ROI = Receita – Custo / Custo.

Imagine, por exemplo, que uma empresa utilizou R$ 4.000 em uma campanha de mídia paga. Essa ação gerou uma receita de R$ 12.000. Utilizando a fórmula, seria 12.000 – 4.000 / 4.000 = 2. E o que esse resultado significa? Ele mostra que para cada R$ 1 gasto na campanha, o negócio teve R$ 2 de lucro, o que quer dizer que ele dobrou o investimento inicial. Se quiser obter esse número em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100 – no caso, 200% de retorno.

Bom ou ruim?

A interpretação do ROI é diferente em cada empresa. Isso porque um valor considerado alto em uma companhia por um lead, por exemplo, pode ser baixo para outra. Não existe uma regra, o ideal é levar sempre em conta o custo do produto, quanto aquele investimento pode comprometer o caixa, a margem de lucro e outras informações forem necessárias para definir esse parâmetro. Mas é importante lembrar que tudo isso conta quando o valor final foi positivo. Em caso de resultado negativo, significa que o ROI não trouxe nenhum retorno, ou seja, o negócio teve prejuízo.

Por que saber o ROI?

Esse indicador permite que a empresa possa planejar melhor seus investimentos, defina metas, tenha histórico dos resultados, calcule o tempo que leva para aquela aplicação traga retorno, possibilita que os gestores e equipe possam tomar decisões com mais segurança e, claro, reduz os custos, afinal essa análise permite que o orçamento seja utilizado da melhor maneira.

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